A Riqueza da Vida Simples

Vida simples: quanto custa ser você mesmo (a)? Essa pergunta é interessante. Pois a resposta não se refere a valores financeiros, mas sim em tempo de vida.

Todos os bens materiais que você possui hoje foram pagos com seu tempo de vida. A riqueza da vida simples é um livro espetacular de Gustavo Cerbasi que nos ajuda a olhar a vida de um outro ponto.

Tempo é um recurso escasso e que não volta mais, ele é realmente um presente. Você precisa vivê-lo. Segundo Cerbasi, a medida da nossa riqueza não é o dinheiro, mas a liberdade de escolha.

Notadamente, se você possui um estilo de vida que não condiz com o seu salário, o preço que você está pagando é demasiadamente alto. Já que a consequência é que você não poderá abrir mão do seu emprego atual, mesmo não gostando dele.

É como se fosse uma escravidão, mas o algoz é você mesmo (a).

Clique na imagem para acessar uma parte do livro gratuitamente
Clique na imagem para ler uma parte gratuitamente

Vida simples é a chave para a riqueza

Assim, simplificar é uma solução oportuna e que está em nossas mãos. O Ter para ostentar está sendo rapidamente sendo substituído pelo ser. Mas, ser você mesmo requer auto conhecimento profundo, que nem sempre é fácil de ser alcançado.

Requer que você pense se realmente quer comprar aquele carro, ou se está se deixando levar pelos desejos de seu colega de trabalho que tem aquele modelo e diz que é o melhor.

As coisas que compramos não possuem apenas o preço do custo e uma margem de ganhos para a loja que vende, elas possuem também um preço que o mercado atribui. Esse preço é composto de como aquele ativo faz você parecer.

Sob esse ponto de vista, pense: você precisa mesmo de um tênis de corrida que custa R$ 1000,00 se você só corre eventualmente ou você quer esse tênis porque ele faz você se sentir esportivo(a)?

Esse sentimento é precificado pelo mercado e você paga por ele com seu tempo de vida e seu poder de escolha diminui à medida que coisas supérfluas tomam espaço na sua vida.

A Riqueza da vida Vida Simples é um livro que leva a reflexão do nosso estilo de vida.

Sou fã de Gustavo Cerbasi e já li quase todos os seus livros, e já escrevi sobre um deles aqui, mas de todos, esse foi o que me tocou mais profundamente.

Vale muito a pena a leitura desse livro. Recomendo.

Um beijo.

4 respostas para “A Riqueza da Vida Simples”

  1. Acho que este livro leva a questão de independência Financeira para um nível superior aos demais livros, pois integra dinheiro e vida. Penso que estes são elementos que não deveriam ser abordados separadamente, são indivisíveis pois refletem nossa forma de se relacionar com o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =