Carnegie ensina a ser uma pessoa cada vez melhor

Carnegie ensina: quer se tornar cada vez melhor, aumentar o próprio salário, ter mais saúde, bons hábitos, visão de longo prazo? Obtenha a chave mestra no livro número 1 dos bem-sucedidos: “Como Aumentar o Seu Próprio Salário” de Napoleon Hill.

O livro traz uma conversa profunda entre o autor Napoleon Hill e um dos homens mais ricos da história, o magnata do aço Andrew Carnegie, sobre os fundamentos que faz com que uma pessoa desenvolva a sua melhor versão. 

Como aumentar o próprio salário é um livro que demonstra claramente que o principal responsável por aumentar os seus rendimentos é você mesmo e não o seu chefe/cliente. Logo, fica claro que a auto responsabilidade é fator determinante para o sucesso.

Escrito em uma linguagem agradável e inspiradora, o clássico responde muito bem ao título e é extremamente específico em lapidar bons hábitos que te levarão a ser uma pessoa diferente ao colocar em prática os ensinamentos adquiridos.

Essa obra é envolvente do início ao fim e o autor a divide em 17 princípios da realização individual, listados resumidamente abaixo:

1. Carnegie primeira lição: desenvolva a definição de objetivo

No último post aqui falamos sobre a importância dos objetivos. Andrew Carnegie corroborava com essa tese e inicia seu relato mencionando que não podemos ficar alienados esperando as coisas acontecerem. Mas sim dedicarmos um tempo a tarefa construtiva de pensar em nós e no que queremos nos tornar e então traçar objetivos claros. 

2. Utilize o princípio do MasterMind

Nenhuma grande conquista é possível sem a ajuda de outras pessoas. O princípio de MasterMind se traduz em uma aliança de duas ou mais mentes, unidas em um espírito de perfeita harmonia, para a realização do objetivo definido. A meu ver, esse é o mais importante recado do livro, mas também o mais difícil. Importante porque até Jesus Cristo, que é um espírito perfeito, se uniu aos apóstolos para alcançar seus objetivos. Mas difícil, pois é raro achar alguém que partilhe dos mesmos sonhos e objetivos para crescer na vida. 

3. Desenvolva uma personalidade atraente, por Carnegie

Para o autor, atitude mental positiva define as pessoas de personalidade atraente. Ao terminar de ler esse capítulo, entendemos que por trás da atitude mental está um caráter ilibado. Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo é um exemplo de personalidade atraente.  Ele é gente boa, tem uma vida calma, se uniu a pessoas que o ajudaram a crescer e aumentou seu próprio salário a partir da sua capacidade intelectual. Assim, Carnegie detalha o que podemos fazer para chegar a essa atitude mental. Esse capítulo é sensacional. 

4. Faça uso da fé aplicada 

A pergunta de Hill a Carnegie no início do capítulo é incrível: “É possível desenvolver a fé necessária para me ajudar a superar os obstáculos que provavelmente encontrarei durante a minha pesquisa?” A resposta: “O ponto de partida para o desenvolvimento da autoconfiança é a definição do objetivo. É sabido que uma pessoa que sabe onde quer chegar, tem um plano bem definido e está realmente envolvida na execução desse plano não tem dificuldade de acreditar na capacidade de ter êxito”. Não por acaso esse livro é um divisor de águas em nossa vida, ele realmente traz o modelo mental adequado para enfrentarmos nossos maiores obstáculos e obtermos êxito. 

5. Vá além, ensina Carnegie 

Esse princípio trata da necessidade de fazermos mais do que aquilo que nos foi contratado. Infelizmente, nossa cultura de sempre desejar tirar vantagens de todas as situações nos afasta de ver as vantagens de aplicar esse princípio. Mas, o autor explica que o mais importante de todos os benefícios é proporcionado pela lei de retornos crescentes, em que o indivíduo receberá uma compensação muito maior do que o valor real do serviço prestado. E completa: “O hábito de ir além ajuda no desenvolvimento da autossuficiência.” 

6. Aplique o esforço individual organizado

O princípio consiste no procedimento bem definido pelo qual um indivíduo pode promover-se. Aqui ele explica como é possível chegar a posições mais altas agindo por iniciativa própria. Assim, ao ler esse capítulo percebi que muitas das pessoas bem-sucedidas que conheci utilizam esses procedimentos. Assim, sugiro a leitura atenta desse capítulo.

7. Cultive a visão criativa

Tudo aquilo que é realizado no plano material, primeiramente é criado em nossa mente. Para explicar esse princípio, Carnegie toma a história de Thomaz A. Edson como exemplo. No processo de criar a lâmpada elétrica, ele teve dez mil fracassos. Contudo,  ele tinha visto na sua mente que era possível e continuou tentando. Em conclusão, a visão criativa também abrange o senso de realização e Carnegie chama a atenção para o fato de que os homens com  esse senso raramente param antes de encontrar a resposta para os seus problemas.    

8. Exercite a autodisciplina

“Edison falhou dez mil vezes antes de aperfeiçoar a lâmpada elétrica incandescente. O homem comum teria desistido depois do primeiro fracasso, o que explica por que existem tantos homens “comuns” e apenas um Edison.” Com essa frase o autor inicia esse capítulo para dizer que a força que dá tração a todas as nossas ações é a autodisciplina. Ainda, ele traz o mapa de como ter a autodisciplina acima da média.   

9. Organize os seus pensamentos

Controlar os pensamentos é um hábito. E hábitos uma vez formados funcionam automaticamente. Assim, o autor pega o gancho do princípio da autodisciplina e explica que não é nada difícil criar o hábito de controlar os pensamentos. Ou seja, quando um homem é tomado pelo forte desejo de alcançar o sucesso, sua mente responde a esse desejo e forma hábitos de pensamentos definidos relacionados à realização desse desejo. Enfim, vale muito a leitura e releitura desse capítulo.   

10. Aprenda com a derrota

O livro é recheado de histórias fantásticas que exprimem os principais percalços que passamos na vida. O princípio de aprender com os fracassos é um deles. Assim, Carnegie explica que as circunstâncias da vida são tais que todo mundo inevitavelmente é atingido pela derrota de muitas maneiras diferentes, em um momento ou outro na vida. Logo, o capítulo descreve como se pode converter a derrota em um trampolim para uma realização maior. 

11. Busque inspiração

Carnegie explica que inspiração refere-se a uma combinação de emoções conhecida como “entusiamo” e tem um significado mais profundo. Pois se relaciona aos poderes espirituais do homem e tem fonte na sua mente subconsciente. Assim, para expressar esse princípio, Carnegie conta a história de um menino que era tido como o pior menino do local em que morava. Ele pregava peças constantes na vizinhança e todos falavam mal dele. Assim, sua madrasta um dia o chamou para uma reunião e tirou todas as demais crianças da casa e lhe disse:  “as pessoas julgam você errado, dizem que você é pior menino, mas você não é. Você é o garoto mais ativo daqui e tem uma mente muito indagadora. Sugiro que você seja escritor, assim poderá com as suas palavras atingir muito mais pessoas.” Imediatamente, o menino captou o espírito de entusiasmo com que a madrasta falou com ele e começou a seguir seus conselhos. Assim, se tornou um grande escritor.  

12. Controle sua atenção

De acordo com Carnegie, a frase chave desse princípio é tornar-se especialista naquilo que você tem de melhor. Logo depois, para expressar esse princípio são citados exemplos de como se especializar desde a profissão de contador até as pessoas que decidem cuidar da casa.   

13. Adote a regra de ouro

Essa regra em essência informa que a harmonia entre os valores individuais e morais devem confluir. Igualmente, combinado com os demais princípios, Carnegie diz que o caráter é valor carro chefe que nos leva a ser pessoas de sucesso. 

14. Coopere, diz Carnegie

Carnegie não esquece também de mencionar a importância do trabalho em equipe para construir grandes feitos. Do mesmo modo, cooperação e amizades verdadeiras são coisas que só se conseguem quando a gente dá. Em síntese, para ter amigos você precisa ser um amigo e para receber cooperação você precisa cooperar genuinamente com as outras pessoas.    

15. Gerencie seu tempo e seu dinheiro

A meu ver, o princípio décimo quinto é um dos pilares mais importantes para avançar com seus sonhos. Porque, para ser uma pessoa de alta performance problemas financeiros devem ser removidos, pois eles tomam boa parte dos pensamentos quando existem. Logo, haverá mais tranquilidade para gerir o seu tempo de acordo com o objetivo definido.  Enfim, o autor explica como o hábito de economizar é benéfico a saúde mental.  

16. Faça da saúde um hábito

Nesse capítulo Carnegie detalha em passos muito simples como ter um corpo saudável. Em suma: atitude mental, hábitos alimentares corretos, relaxamento, eliminação de matéria residual do corpo pelo sistema digestivo, esperança (sim, segundo o autor a esperança inspira a boa saúde) e evitar o suo indiscriminado de remédios fazem parte da lista trazida por Andrew. 

17. Beneficie-e da força cósmica do hábito

O hábito tem poder. Assim, Carnegie finaliza os princípios enfatizando a importância do cuidado diário que devemos ter com nossos hábitos. Ele menciona: ”você pode ver as estações do ano ir e vir com perfeita regularidade, pode ver dia e noite seguirem um ao outro com regularidade infinita. E nada é produzido sem antecedente”. Definitivamente, somos nós que criamos tudo a nossa volta, toda a fonte de riqueza e também os infortúnios. 

18. Conserve a fonte de toda riqueza

Definitivamente, esse capítulo não é um princípio, mas nos leva a compreender que temos a chave mestra para todas as riquezas. Afinal, vivemos em um país livre, cheio de oportunidades. Assim, as únicas limitações são impostas por nós mesmos, logo elas também podem ser removidas. Carnegie abre as portas para nossa liberdade.  

Livro incrível que traz de ponto a ponto o que é necessário para crescer na vida. Enfim, ele é um manual de como melhorar por meio do caráter, esse não é só mais um livro, mas sim um curso completo para a vida. 

Definitivamente, vale a pena comprar esse livro. Clique aqui para ver as opções de versões.

Um abraço e bom começo de ano para você 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 3 =