Gestão de Finanças Pessoais – Parte Final

Finanças pessoais, mais duas atitudes fundamentais para a gestão eficaz

Assim como qualquer outro método de crescimento na vida, gerir bem finanças pessoais precisa estar inserido em nosso estilo de vida. Do mesmo modo que manter o peso corporal, é preciso que o hábito de ser saudável financeiramente se consolide em nosso jeito de ser.

Existem, além das já comentadas atitudes do último post aqui, outras duas atitudes importantes para uma boa gestão de finanças pessoais: aprender a gastar menos e gerar renda extra.

Atitude 3 – Aprenda a gastar menos

Já falamos sobre a importância de estudar finanças, porém aprender a gastar menos vai um pouco mais além. Para gastar menos, dois passos são os norteadores: se perguntar se realmente precisa da compra, e se sim, então comparar as opções.

Muitas vezes compramos várias coisas sem nos fazer a pergunta: preciso mesmo disso? Diversas vezes a resposta é não.

Explico. Você vê um produto em promoção em uma loja, o preço abaixo do usualmente vendido seduz e você acaba comprando. Logo depois, ao chegar em casa você guarda em um canto e ali fica, sem uso. Em suma, se houvesse perguntado a si, eu realmente preciso disso ou guardo o dinheiro dessa compra para investir? Certamente, não teria comprado.

Sites como OLX e Mercado Livre perceberam quantas coisas temos em casa sem uso e surfam na onda do desapego e minimalismo.

Mas, como o ser humano é um bicho que aprende, podemos criar o hábito de sempre que estivermos em vias de realizar uma compra, usar a pergunta para entender a real necessidade. Assim, não permita pensamentos automáticos e conduzidos pelo marketing, pense em você em primeiro lugar.

Fianças pessoais – de olho nas opções

O segundo passo é sempre comparar não só os preços, mas também as opções.

Você se sente cansado (a) e entediado (a), quer fazer algo diferente para relaxar e decide ir ao cinema.

O custo disso abrange a entrada no cinema, pipoca e bebida, estacionamento do shopping ou Uber. Vai fácil ai R$ 100,00, só pra você relaxar momentaneamente.

Há muitas opções de cultura gratuita na cidade, em Curitiba temos a biblioteca pública que tem sessões de cinema abertas ao público e que são muito legais, veja aqui a programação.

Outro caso, se você precisa de uma roupa formal para uma festa, para que comprar se vai usar uma só vez ? Considere como opção pedir emprestado para amigos próximos ou parentes, eles vão gostar muito de ajudar e você não gasta nada.

Pense sempre fora da caixa quando o assunto for gastar dinheiro, na maioria das vezes não há necessidade. Prova disso é, olhe a sua volta, tenho certeza que há centenas de itens sem uso no seu armário e na sua casa.

Amplie a sua leitura sobre esse tema nesse livro bacana e baratinho aqui abaixo.

Atitude 4 – Gere renda extra

Todos nós somos capazes de gerar riqueza a partir do nosso conhecimento. Às vezes só demoramos um pouco a encontrar como tornar rentável algo que fazemos bem.

Hoje a internet permite interação global e são realizados milhares de negócios on-line a cada segundo. Seja o que for, sempre haverá alguém interessado no seu serviço ou produto, ou até na sua opinião.

Se você faz boas planilhas financeiras, desenha bem, escreve ou faz traduções pode encontrar interessados nas suas habilidades em sites como o freelancer ou Workana e receber uma grana extra fazendo o que gosta em suas horas livres.

Ainda que você passe o dia na frente da televisão e deitado no sofá, poderá fazer resenhas sobre programas de TV e publicar em seu próprio blog criado gratuitamente no Blogger e vincular anúncios que monetizam. Pode também responder pesquisas sobre os melhores tipos de sofá em sites de pesquisas como: Toluna, GrennPanthera e Lifepoints.

Sei de pessoas que ganham muito dinheiro com todas essas atividades e estão aumentando os seus investimentos.

Depois que começa, não para mais. Ganhar dinheiro honesto e que provenha do fazemos de melhor é gratificante.

Conclusão

Estude finanças pessoais, encontre uma maneira de controlar as suas contas, aprenda a gastar menos e gere renda extra.

Enfim, esse é o ciclo da gestão financeira eficiente e que facilmente fará parte do seu estilo de vida.

Definitivamente, é preciso agir. Saber o ciclo é bom, mas não adianta ficar pulando de post em post e nada fazer.

Procure formas de crescer financeiramente e pare de reclamar das coisas que não dão certo. Foque na solução e esqueça o resto. A vida vai mudar para melhor.

Um abraço, bons negócios e conte comigo para batermos um papo. Mande um e-mail ou comente esse post 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − oito =