Metas para 2020: como planejar a lista factível

Ter metas é um dos atos mais primitivos para o ser humano. Sair para caçar e alcançar o objetivo de alimentar-se é um exemplo.  Porém, com o aumento crescente de papéis que exercemos na vida cotidiana, criamos metas e idealizações complicadas demais capazes de não apenas não serem factíveis, como também causar transtornos psicológicos que comprometem a mente e o corpo.

Afinal, o que você pode fazer para alcançar as suas metas para 2020 de forma efetiva?      

Metas 2020 – defina os âmbitos de atuação

Mark Ford, um dos maiores e mais bem-sucedidos Copywriters do mundo, esteve recentemente no Brasil e contou a base da sua história de sucesso:

“Aos 20 anos entrei em uma empresa como redator e lá havia um curso de Dale Carnegie e ele disse em uma das aulas:

“Para ficar à frente na vida você precisa ter metas”.  Muitas pessoas não tem sucesso na vida porque não tem metas. Algumas pessoas as têm, mas não pensam e não escrevem sobre elas e algumas pessoas simplesmente têm metas demais.”

Carnegie completou:se você for desse tipo, terá problemas com essa lição”. E a lição era que você deveria pegar todos os seus objetivos e reduzi-los em apenas três. E desses três, você teria que escolher um.

Os três objetivos de Mark Ford eram: ensinar, escrever e ganhar dinheiro.  

Mark conta que não conseguia decidir qual meta queria mais. E no último momento da entrega da lição ele pensou: “bem, porque não escolho o dinheiro. Pois talvez mais tarde eu possa trabalhar nas outras metas.

E isso mudou meu jeito de pensar sobre tudo o que eu estava fazendo na vida. Fez com que eu me focasse. Então eu percebi que eu trabalhava em uma empresa que vendia coisas, e em vez de passar meu tempo tentando convencer escritores a escrever com gramática e pontuação melhores, eu comecei a focar em copywriting. Porque era assim que a empresa funcionava. Então comecei a ler todos os copies que estávamos usando para vender nossas newsletters. E esse foi o meu começo, percebi que uma única meta  me faria muito bem-sucedido em todas as outras.  E usei esse fundamento pelo resto da minha vida para fazer o que eu quisesse. Essa é a minha história.” Completa.         

Metas: foque no que realmente importa

A história de Mark aconteceu há 30 anos, mas poderia ser em 2019.  Essas dúvidas não são um fenômeno moderno, mas é inegável que elas aumentaram nos últimos anos. Continuamos tendo dificuldades de chegar ao final do ano com nossas metas alcançadas.   

Assim, para definir metas que levem a resultados, um caminho é olhar para áreas da sua vida e fazer um balanço. Em seguida faça a lista do que você quer melhorar.

A lista terá muitos itens, mas como o exemplo de Mark, para que elas realmente sejam alcançadas precisam ser poucas, mensuráveis e que gerem impacto em todas as demais áreas.

Pare uns minutos nesse final de ano e reflita sobre qual meta é mais importante e que fará todas as outras acontecerem naturalmente. E lembre que metas têm objetivo claro, prazo e número a ser alcançado.  Escreva o objetivo, divida-o em pequenas partes e vá executando e mensurando ao longo do ano.    

Quando você tem uma meta bem clara e desenvolvida a partir dos seus valores fica bem mais fácil tomar as decisões acertadas que te levarão a um patamar mais alto, não importa o que aconteça.

Mark Ford fala como se alcança metas

Metas para 2020 cheio de realizações

Em suma, ter metas é cuidar de si mesmo. Cuidar é uma necessidade e um recurso do ser humano e que deve atender às suas próprias necessidades e não a dos outros.

O autocuidado, quando expresso verdadeiramente, atua de forma autêntica, revendo valores e princípios através da autorreflexão. Dessa forma, o cuidado de si, considerando a integralidade das dimensões do ser humano (física, mental e espiritual), passa a ser existencial e passa a ser sentido e vivido, passa a ser refletido no ambiente, pois ele expressa nossa forma de atuar, nossa atitude frente ao mundo comunicando nossa forma de ser.

2019 foi um ano e tanto – não encontrei nenhuma palavra que o definisse claramente – fico receosa de escrever uma definição e nesses poucos dias que estão para encerrar o ano acontecer outro solavanco e mudar totalmente esse conceito.

Mas olhei para os anos anteriores e devo dizer: não existe ano tranquilo. Todo o ano tem desafios e eventos não programados ocorrendo. Mas tem uma coisa que permanece: as pessoas que desejam que a gente cresça e dividem  experiências conosco. Assim como Mark Ford fez.

Dessa forma, não importa os desafios que você enfrente, eu vou estar aqui te dando dicas de livros e de experiências de vida para te ajudar a crescer com todas as situações, sejam elas boas ou de aprendizados.  Cuide de você com bons livros e boas pessoas a sua volta, pois 2020 promete!

Aproveite seu final de ano. Nos vemos no lado de lá, em janeiro de 2020 😀   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =