Os Segredos da Mente Milionária

A mente milionária tem princípios, assim como qualquer outra área da vida. O livro de T. Harv Eker descortina todos os segredos por trás de pessoas que são milionárias. Segundo Eker, algumas dessas pessoas até perderam todos os seus recursos financeiros, mas por sua mentalidade de riqueza conseguiram dar a volta por cima, entre elas ele cita: Donald Trump.

Essa obra é considerada um divisor de águas na caminhada para a liberdade financeira. O livro não ensina a ficar rico de forma administrativa, ou seja, não ensina tecnicamente a fazer investimentos, mas te ensina a crescer financeiramente do ponto de vista da mentalidade de riqueza. Assim, se trata de uma nova forma de pensar o dinheiro.

O livro mostra como substituir a mentalidade destrutiva, que muitas vezes nem percebemos que temos. De acordo com o autor, existem 17 “arquivos de riqueza” que são modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.

Vamos resumidamente a eles:

1. As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “eu crio a minha própria vida“, as pessoas mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia :”na minha vida as coisas acontecem. Essa é uma das partes que acho determinante para o sucesso, pois resgata o poder e reconhece que somos nós que criamos tudo a nossa volta. Em suma, a mente milionária não aceita vitimismo.

2. As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo para não perder. Nesse item Eker explica sobre a zona de conforto e como devemos evitá-la se queremos mudar o patamar financeiro. Assim, se a sua meta é ficar rico, tem que focar nisso e sair da zona de conforto.

3. As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas. A mente milionária está plenamente focada em gerar riqueza, portanto se você não quer isso o mais provável é que não obtenha mesmo.

4. As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. Lamentavelmente, vejo muitas pessoas pensando pequeno demais. Sob esse ponto de vista, essa parte ensina que é hora de parar de se esconder e ir em busca do melhor.

5. As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos. Esse ponto trata da confiança que temos que ter em nós mesmos, ainda que os obstáculos pareçam intransponíveis. Dessa forma, a questão é simples: aquilo que você focaliza se expande. Confie em você sempre e será bem-sucedido.

6. As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido. Dr. Martin Luther King, líder do movimento que deu fim a segregação racial nos EUA, disse aos seus liderados: “só seremos felizes se todos estivermos bem. Se você não estiver bem eu também não estarei” e ele demonstrou verdadeiramente isso. Essa é uma das maiores riquezas que alguém pode possuir na vida, a riqueza de espírito. Em conclusão, abençoe nos outros aquilo que você deseja para você.

7. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados. Tudo é mais difícil ao lado de pessoas negativas, contrapartida tudo se torna mais agradável ao lado de pessoas que refletem energias positivas. Dessa forma, a mente milionária se expande ao lado de outras mentes iguais.

8. As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção. A mente milionária está sempre vendendo: sejam produtos ou ideias. Definitivamente, não há forma mais certa de enriquecer que empreendendo. Essa passagem do livro válida essa tese.

9. As pessoas ricas são maiores que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas. As pessoas de mente milionária olham os problemas pelo mesmo ângulo. Assim sendo, elas não se colocam nunca abaixo do problema e ficam procurando formas de resolver. E sempre encontram.

10. As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras. Esse ponto é muito interessante, pois ele trata de merecimento. Você recebe bem aquilo que acha que merece. Se acha que merece receber coisas boas, assim será. Contudo, se acha que não merece, você está certo também. Assim, apenas decida.

11. As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem. Quem confia em si mesmo sabe que consegue ir além e portanto, recebe mais por isso. Em suma, a mente milionária é forte.

12. As pessoas ricas pensam: “posso ter as duas coisas.” As pessoas de mentalidade pobre pensam: “posso ter uma coisa ou outra”. Você almeja uma carreira de sucesso e estar presente com a sua família? Para a mente milionária isso é perfeitamente possível. Ainda mais, isso se aplica a todas as coisas da vida. Quando ler esse livro vai entender que temos como conseguir tudo.

13. As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o rendimento mensal. Em síntese, se deseja ser rico precisa olhar a sua renda não como uma remuneração mensal, mas sim o patrimônio líquido. A mente milionária foca sempre no crescimento do patrimônio.

14. As pessoas ricas administram bem o dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o dinheiro. As pessoas ricas não são mais inteligentes que as demais, mas elas têm hábitos diferentes em relação às finanças. Nenhuma faculdade te ensina a cuidar bem do seu dinheiro, isso se aprende sozinho. Enfim, as mentalidade de riqueza estão sempre aprendendo.

15. As pessoas ricas põe o dinheiro para dar duro para ela. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro. Saber investir requer estudos. As pessoas que não estão dispostas a isso, dificilmente se tornarão ricas.

16. As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo. O medo existe e você não pode permitir que ele domine as suas ações. É condição absolutamente necessária a mentalidade milionária saber lutar. Logo, é preciso saber gerenciar riscos.

17. As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo. Para ganhar o máximo, você tem que ser o máximo. E só consegue chegar ao seu máximo estudando.

Eu tenho esse livro desde 2007 e releio todos os anos. É impressionante como a cada ano ele faz mais sentido pra mim. “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros” Diz o autor. “É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo”. Falou tudo, Eker! Ano que vem vou ler seu livro novamente 😀

No último post falei sobre o Cash! para você salvar o ano, mas os segredos da mente milionária é uma obra para adquirir e ler todos os anos.

Um abraço e até o próximo bate papo aqui.

4 respostas para “Os Segredos da Mente Milionária”

  1. Lembro que a primeira vez que li este livro fiquei contando quantas das idéias listadas pelo autor eu já praticava. Depois disso passei a buscar as que não possuía. Acho que o maior ensinamento que tirei foi sobre a diferença entre os modelos de dinheiro que as pessoas possuem. Muito das brigas das pessoas acontecem em função de não compreender isso.
    Parabéns pela forma que conseguiu sintetizar um livro tão cheio de conteúdo.
    Bjos
    sapienlivre.com

    1. Olá, Gleison! Que alegria ter você aqui. Você tem toda razão, muitos dos nossos conflitos acontecem por desconhecimento. E também por falta de carinho, e para ajustar isso, às vezes, é só olhar as coisas pela mesma visão de mundo do outro. Isso é difícil, pois vivemos muito centrados em nós mesmos. Mas os livros ensinam muito a melhorar essa parte também. Ler um livro é ver o mundo da visão do outro e aprender com ele, acho mágico isso.
      O interessante desse livro do Eker é que a medida que vamos crescendo a mentalidade ele vai fazendo cada vez mais sentido. Desde 2007, a primeira vez que o li, até hoje ele ainda me surpreende por me ensinar coisas novas. Pra mim é ai que reside a beleza de uma obra arte que é esse livro, que pela sua verdade e solidez se torna mais relevante com o passar do tempo. Um grande beijo e muito obrigada pelo apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + quatro =