Trabalhe 4 horas por semana – o livro transformador

Trabalhe 4 horas por semana, fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico. Indiscutivelmente, os livros salvam vidas. É a proposta de Tim Ferris nesse livro eletrizante.

A literatura é a arte da palavra. É a técnica de usar as palavras cirurgicamente com criatividade e originalidade. Da mesma forma que o pintor usa as cores para transformar suas emoções em imagem e levar sua mensagem, o músico utiliza as combinações harmoniosas dos sons para comunicar-se com seus fãs, também o literato usa as palavras para expressar as suas ideias e emoções.

Tim Ferris é um grande escritor. Logo, Trabalhe 4 Horas por Semana é um livro marcante não só pelo belo uso das palavras, como também pelo ensinamentos da obra. Esse livro tem a capacidade de mudar nossas ideias sobre o trabalho quando este é utilizado como desenvolvimento humano. E a mudança é para melhor.

Percebemos no livro as palavras sendo utilizadas com valor utilitário. Você se sente à vontade, é como se estivesse em uma conversa com Tim, em um final de tarde em um parque. Aqueles momentos de pura lucidez.

Esqueça o velho conceito de trabalho e trabalhe 4 horas por semana

Esse é o ponto. Enquanto existe uma corrente de pessoas maquinalmente juntando dinheiro e aplicando nos mais variados ativos para alcançar a liberdade financeira, sejam eles ações, fundos imobiliários, ETFs, entre outros, Tim fala sobre a possibilidade de alcançar essa mesma liberdade por um caminho alternativo, por meio de suas próprias habilidade e seus próprios talentos.

Trabalhe 4 Horas por semana te dá todas as dicas de como chegar lá, depois de encontrar aquela função que te faz bem. Trabalhos gerados pelo próprio talento, em muitos casos podem ser realizados de qualquer lugar, portanto você pode trabalhar da sua casa, em um bairro mais barato, não depender de transporte para ir ao escritório, nem de roupas caras. Enfim, como transformar seus dons em algo rentável.

A meu ver tanto os investimentos para alcançar a liberdade financeira, bem como os ensinamentos de Tim em Trabalhe 4 horas por semana, se complementam para alcançar uma vida mais feliz e com propósito.

Mais feliz porque você terá condições de se manter independente do salário no final do mês, mas por meio do salário que você se deu a partir dos investimentos bem feitos, ao passo que poderá desenvolver o seu propósito, trabalhar no que realmente ama, ser você mesmo (a), ser remunerado por isso e viver em paz.

Ganhar o jogo, em vez de jogar o jogo

Em 1999, Tim Ferris estava em um trabalho medíocre e se consolava disso entupindo-se de pão com manteiga de amendoim, até que decidiu participar do campeonato nacional de Kick Boxing Chinês. E se tornou campeão.

Ele conseguiu o feito com apenas quatro semanas de preparação e encontrou uma forma diferenciada de se preparar. Leu o regulamento completo e percebeu duas brechas:

  1. A pesagem era no dia anterior à luta. Tim então utilizou as técnicas de desidratação que ele conhecia e perdeu 13 quilos em 18 horas. Com isso passou de 87 para 74 kilos. Logo, quando subiu ao ringue seu oponente encontrou um lutador três categorias acima.
  2. Havia uma tecnicidade no regulamento – se um combatente caísse três vezes da plataforma elevada, perderia a luta – Tim Ferris decidiu usar uma única técnica de derrubar o oponente do ringue três vezes. Assim, venceu os combates.

Em suma, o resultado geral foi que ele venceu 99% das lutas por nocaute técnico. Algo que 99% das pessoas com 5 a 10 anos de treinamento são incapazes de conseguir. Como você pode imaginar, os chineses não ficaram muito felizes.

Contudo, o fato é que ele entendeu que a mentalidade de vencedor faz toda a diferença na vitória. E no contexto do trabalho, isso faz todo sentido também. Pois, não basta trabalhar arduamente sem um objetivo, o que leva ao resultado é trabalhar de forma sistemática e inteligente visando um objetivo bem delineado.

Trabalhe 4 Horas por Semana é uma obra de arte e o artista da palavra é o querido Tim Ferris. Em síntese, um livro realmente transformador e que vale a pena a leitura, pois mesmo que os conceitos de Tim não o toquem, a forma irreverente que ele usa as palavras e as histórias que ele conta, irão fazê-lo (a) se divertir muito.

Livro disponível no site da Amazon, aqui.

Desejo uma ótima leitura 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =